Cerca de 24 milhões de brasileiros fazem parte do
grupo de maior peso na população brasileira e um
dos mais relevantes para o mercado de consumo.
Os dados constam do estudo Mosaic Brasil, da Serasa
Experian, que traça um perfil detalhado de 11
segmentos que compõem a sociedade do país.
Chamado de "jovens da periferia", esse grupo é formado por 16,8% dos
brasileiros (acima de 18 anos), na sua maioria entre 21 e 35 anos. Eles
respondem por um quinto de todo o crédito ofertado pelo sistema financeiro.
"Apesar desse segmento ter uma condição financeira ainda mais limitada, são
jovens que tiveram mais acesso à educação, ascenderam e foram incluídos no
mercado consumidor, influenciando o dia a dia de suas comunidades na
condição de formadores de opinião", afirma Juliana Azuma, superintendente
de serviços de marketing da Serasa Experian.
Cartão de crédito, crediário e outras formas de empréstimo que permitem o
parcelamento são os meios mais utilizados por esses jovens para terem acesso
a bens de maior valor. "São grandes consumidores de vestuário, cosméticos e
valorizam marcas como forma de inclusão social e demonstração de status na
sociedade", diz.
"NOVOS VELHOS"
Com peso de 9,06% na população do país, o grupo "envelhecendo no século
21" também merece destaque no levantamento, de acordo com a Serasa. São
aposentados de classe média, acima de 60 anos, que usufruem hoje de
melhores condições de vida e, por essa razão, demandam serviços e produtos.
Como o estudo Mosaic é feito em 29 países, é possível dizer que o grupo que
integra a categoria de aposentados já tem representatividade no Brasil similar
ao peso que têm em países como Reino Unido e Estados Unidos.
A "massa trabalhadora urbana", grupo formado por 14,32% da população, é o
terceiro de destaque no mapeamento de consumo da empresa. São homens e
mulheres moradores de favelas do todo o país, com baixa escolaridade e
carteira assinada, ocupando funções de baixa qualificação.
"São conhecidos como batalhadores e almejam ascender socialmente", diz
Azuma.
O objetivo do estudo, afirma, é fornecer dados para empresas e gestores de
políticas públicas desenvolverem produtos e serviços aos diferentes grupos
que compõem a população.
Para segmentar o mercado consumidor do país e agrupar os brasileiros que
possuem características semelhantes, a Serasa considerou informações de
400 variáveis, que incluem dados de renda, estilo de vida, comportamento de
consumo e financeiro e dados demográficos co Censo e da Pnad 2012.
Como houve mudanças na metodologia e na composição das variáveis, o
estudo de 2014 não permite comparações com o Mosaic 2009, quando a
população havia sido dividida em dez grupos.
Para José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian, a segmentação feita no
novo estudo é relevante porque a sociedade não está dividida genericamente
em classes sociais de A a D.


Fonte: Folha S. Paulo, 30 de setembro de 2014.