"A classe C já corresponde a dois terços dos usuários de internet." A informação é do presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles. Ele esteve ontem em Londrina, encerrando o ciclo de palestras da III Semana do Empreendedor Digital (Sed), realizada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), em parceria com o Sebrae. 

Com presença tão expressiva na população, nada mais natural que a classe média predominasse no meio digital. Segundo dados de pesquisa do próprio Instituto Data Popular, a classe média já chegou a 114 milhões de pessoas, e corresponde a 56% da população brasileira. Em 2024, a previsão é que esta parcela da população atinja os 125 milhões de pessoas, ou 58% do total de brasileiros. Em 2013, eles gastaram mais de R$ 1,17 trilhão, e movimentaram o correspondente a 58% do crédito no País. 

A presença massiva destes consumidores na internet torna impossível se comunicar pela web sem se dirigir a este público, conclui Meirelles. A classe C, por sua vez, tem muito mais amigos na rede, e compartilha muito mais suas conquistas por este canal. Portanto, um pequeno varejista que queira divulgar seu negócio pode certamente aumentar seu alcance ao se comunicar com este público, afirma o presidente do Instituto. 

Entretanto, na opinião de Meirelles, a publicidade, o marketing, ainda tem muitos preconceitos em relação a esta nova classe média, e pensa que estes consumidores se comunicam da mesma forma que as classes mais altas. "A publicidade em geral é focada no universo da premiação do Leão de Cannes, o que não vale nada para quem mata um leão por dia", compara. Para Meirelles, a comunicação com a classe C precisa seguir o conceito chamado por ele de ISO: inteligível, simples e objetiva. "É a comunicação direta, que todo mundo entende." 

Quem se comunica com esta classe também deve entender que a sua visão de consumo é diferente daquela que tem as classes mais altas. Segundo Meirelles, enquanto a classe A quer um produto ou serviço exclusivo, a que só ela tem acesso, a classe C quer apenas um produto de qualidade, de uma marca que conhece e que atenda às suas necessidades. 

SED
A Semana do Empreendedor Digital terminou ontem com a palestra de Renato Meirelles pela manhã e uma rodada de negócios à tarde com a participação de desenvolvedores de aplicativos e de plataformas de e-commerce, produtores de fotos para comércio online e agências de propaganda especializadas em publicidade digital. 

Para a diretora da Acil, Alexandra Yusiasu dos Santos, nesta terceira edição da Sed, a participação do público cresceu, e o público pode contar com grandes nomes que falaram sobre temas como tendências do varejo, novas tecnologias, e-commerce, marketing digital e classe C. "As pessoas realmente participaram. E a programação trouxe coisas novas que ajudarão os participantes a fazer acontecer", comenta Alexandra.

Fonte: Folha de Londrina, 17 de outubro de 2014.