A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) informou, ontem, que fábricas e lojas do ramo geraram aproximadamente 26,5 mil novos empregos temporários para a Páscoa 2015 em todo o Brasil. O número é superior ao do ano passado, quando cerca de 24 mil vagas foram criadas para o evento. As vagas são para produção, promoção e venda de produtos, no período de outubro de 2014 a março de 2015.

"É um aumento significativo muito devido ao crescimento no número de pontos de venda", explicou o vice-presidente da entidade, Ubiracy Fonseca, durante coletiva de imprensa. Ontem, a Abicab lançou em São Paulo o Salão Páscoa 2015, apresentando os lançamentos para a data.

O setor é responsável pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a Abicab engloba toda a cadeia produtiva nacional dos setores que representa, abrangendo 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.

Segundo dados da Abicab, na Páscoa 2014 o setor produziu 20,2 mil toneladas de chocolate, o equivalente a mais de 100 milhões de ovos de Páscoa. No acumulado do ano até setembro, a produção de chocolates dos associados da entidade registra queda de 2% na comparação com igual período de 2013, de 392 mil toneladas para 384 mil de toneladas.

"O cenário de baixo crescimento econômico e alta da inflação e dos juros leva a uma demanda menor", disse Fonseca. Apesar da retração do consumo, as principais indústrias do setor apostam na Páscoa 2015. Juntas, as empresas associadas da Abicab devem lançar 150 novos produtos específicos para o período. De acordo com a associação, o Brasil segue como o terceiro maior consumidor e produtor mundial de chocolates.

Segundo Fonseca, mais de um milhão de pontos de vendas em todo o Brasil, entre supermercados, armazéns, padarias e lojas especializadas, oferecerão uma grande variedade de tipos de ovos de chocolate, preços e sabores para todos os perfis de consumidor. Segundo recente pesquisa da Abicab, só de lojas especializadas são 3.281 em todo o Brasil, sendo 60% localizadas no Sudeste, 20% no Sul, 9% no Nordeste, 7% no Centro-Oeste e 4% no Norte.

Ranking

Em terceiro

O Brasil é o terceiro maior consumidor e produtor do mundo em chocolates, com consumo per capita é de 2,8 kg/ano. De janeiro a setembro de 2014, a produção obteve uma leve queda de 2% em relação ao mesmo período de 2013. A Páscoa é a data mais importante para o setor de chocolate durante o ano.

Fonte: Bem Paraná, 21 de Janeiro de 2015.