A palavra 'responsável' continua sendo a mais utilizada pelos profissionais brasileiros que estão na rede social Linkedin em 2014. Em 2013, a mesma palavra liderou o ranking.

A rede divulgou os chavões mais utilizados nos perfis profissionais neste ano. Globalmente, 'responsável' ficou em 6º lugar.

Na pesquisa de 2012, a palavra mais usada foi 'experimental', já em 2011, o termo foi 'multinacional'.

A expressão 'estratégico' ficou com o segundo lugar, repetindo a colocação do ano passado. Já 'criativo' ficou com a terceira posição. 'Sólida experiência' ficou com o quarto lugar, e 'extensa experiência' chegou na quinta posição. Completam o ranking das 10 palavras: experiência internacional, especializado, planejamento estratégico, apaixonado e motivado.

Segundo Fernanda Brunsizian, gerente sênior de comunicação do LinkedIn, "isso mostra uma tendência dos brasileiros – e dos latinos em geral – em explicar muito suas funções no trabalho em vez de focar em resultados alcançados".

Veja o ranking brasileiro e o mundial:
Brasil                                                               Mundo
1) Responsável                                                1) Motivado
2) Estratégico                                                   2) Apaixonado
3) Criativo                                                         3) Criativo
4) Sólida experiência                                       4) Dirigido
5) Extensa experiência                                    5) Extensa experiência     
6) Experiência internacional                            6) Responsável
7) Especializado                                               7) Estratégico
8) Planejamento estratégico                            8) Histórico
9) Apaixonado                                                  9) Organizacional
10) Motivado                                                    10) Especialista

Mais destaque na rede
Foto: Nunca deixe um perfil sem foto. É ela que dá a credibilidade para o seu perfil.

Perfil: Menos descritivo, mais focado em resultados. Mostre a diferença que você fez em cada empresa que trabalhou. Use uma linguagem natural, mostre quem você é. 

Lado bom: O campo de voluntariado e causas, ainda pouco explorado no Brasil, é uma forma de mostrar um pouco mais o indivíduo além de suas qualificações. Hoje, uma contratação não é feita apenas baseada em qualificações, mas também na adequação entre cultura empresarial e valores dos funcionários.

Habilidades: Listar as habilidades no perfil faz o profissional ter 13 vezes mais chances de ser visto no LinkedIn. As habilidades são uma visão geral da marca profissional - uma maneira fácil e digerível de mostrar o que você pode fazer. Faça um mix de suas habilidades gerais e específicas para garantir que você apareça nos resultados de pesquisa e mostre sua gama de talentos.

Fonte: G1, 22 de Janeiro de 2015.