Já é uma realidade. A internet segue evoluindo como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, principalmente nas empresas brasileiras. Hoje, um terço delas tem investido em cursos a distância para capacitação dos colaboradores. 

Essa dado é da pesquisa TIC Domicílios e Empresas realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) Entre as empresas com mais de 250 funcionários, 58% fazem uso de computadores para treinar os funcionários. 

E esse investimento no meio corporativo é encarado como uma tendência, já que as empresas buscam mão de obra capacitada e especializada e redução de despesas operacionais. Tudo isso em um tempo cada vez mais escasso. 

Na visão de Eduardo Alves, diretor de relações com o mercado do Instituto Monitor, "entre as vantagens da capacitação on-line está a flexibilidade, pois o as aulas podem ser programadas, conforme a disponibilidade dos funcionários, e o conteúdo também, já que os cursos podem ser montados, segundo a demanda, permitindo o desenvolvimento de um material didático direcionado." 

Outro ponto a ser considerado é que, hoje, o acesso a diferentes dispositivos móveis, como tablets e smartphones, facilitam esse processo, assim como as inúmeras possibilidades de formatos de conteúdo (vídeo, games, infográficos). 

"Cada vez mais o empresariado reconhece a importância do nível educacional dos seus colaboradores. Além de qualificar o funcionário, é uma excelente ferramenta para disseminar a missão, os valores e a filosofia da empresa de forma homogênea e ágil. Isso reflete também na melhora do clima organizacional, aumenta a autoestima e o comprometimento", afirma. 

IMPULSIONANDO RESULTADOS
A principal função da educação corporativa é promover uma cultura de aprendizagem contínua, em que os colaboradores desenvolvam as habilidades e competências – técnicas e comportamentais – necessárias para impulsionar os resultados do negócio. 

Essa observação é feita por Rodrigo de Godoy, Head de Desenvolvimento de Clientes da Ciatech, uma empresa UOL Educação. Ele defende que as estratégias de educação corporativa são capazes de atingir outro importante indicador da área de Recursos Humanos: a retenção dos talentos da companhia. 

Porém, o sucesso da capacitação on-line também depende da forma com que é aplicada, pois é preciso considerar que a "resistência" aos cursos pela internet é um processo natural de adaptação a este novo modelo de educação. 

"Ainda que existam iniciativas relacionadas ao modelo de educação a distância em diferentes estágios de maturidade, temos exemplos de empresas de segmentos como telecomunicações, financeiro e varejo com programas extremamente consolidados", acrescenta. 

Dessa forma, Godoy acredita que com um planejamento sólido e uma fase de análise consistente para identificar com clareza os objetivos do treinamento, o formato de peça mais indicado, o público-alvo, entre outros, "qualquer temática pode ser oferecida on-line". 

Fonte: Folha de Londrina, 09 de fevereiro de 2015.