Funcionários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) pretendem entrar em greve nesta quarta-feira (18) em todo o estado. Por meio de nota divulgada no site  do Sindicato dos Servidores do Detran do Paraná (Sisdep), a categoria informa que decidiu cruzar os braços em apoio à greve geral do funcionalismo estadual. 
Os servidores do Detran devem realizar um protesto em todas as unidades do departamento no estado por volta do meio-dia desta quarta. O Sisdep garante que os funcionários devem manter os serviços essenciais durante a paralisação, como a liberação de veículos apreendidos; procedimentos que envolvam documentos necessários para veículos oficiais; recebimento e devolução de CNH suspensa (emissão guia, foto e agendamento); e realização de exames práticos para processo de primeira habilitação vencendo em trinta dias. 

Ainda conforme o sindicato, os serviços de processo para registro de veículo novo e renovação de CNH vencida há mais de 30 dias (montagem, foto e agendamento de exames) não foram considerados essenciais e, por isso, serão suspensos durante a greve. "O processo de registro de veículo novo pode ser realizado por meio dos Despachantes, e a renovação de CNH, vencida há mais de um mês, pode ser realizada por meio do Detran fácil (via internet)", argumenta o Sisdep em nota. 

Greve geral 

Professores da Rede Estadual, profissionais de universidades, agentes penitenciários e servidores da Saúde estão em greve desde a semana passada em protesto ao chamado "pacotaço" do Governo do Paraná. O conjunto de medidas, retirado de pauta na Assembleia Legislativa (Alep) na última quinta-feira (12) após pressão popular, prevê uma série de ajustes fiscais e orçamentários que, na prática, refletiria em cortes de gratificações e benefícios conquistados pelos servidores públicos no decorrer das últimas décadas. 

O Sisdep lembra que os servidores do Detran chegaram a aprovar um indicativo de greve em dezembro do ano passado, mas que no dia 20 daquele mês a categoria suspendeu a paralisação com o objetivo de analisar as propostas apresentadas pelo governo. O sindicato reivindica um quadro próprio de servidores, proposta até então não aceita pelo Estado. 

De acordo com o Sisdep, a criação do quadro próprio "não visa aumento salarial algum, mas sim um reconhecimento de toda a classe de funcionários do Detran e a melhoria nas condições de atendimento à população". 

 

Fonte: Bonde, 18 de fevereiro de 2015.