Liderar não é uma tarefa fácil e chefiar uma equipe, grande ou pequena, pode trazer desafios que muitos profissionais nem imaginam. Mas é possível se preparar para assumir uma posição de liderança? O que o colaborador pode fazer para estar pronto?
De acordo com o World Economic Forum, os profissionais devem aprender alguns tópicos importantes para a liderança sem 'sentir' na pele, ou seja, sem ter que lidar diretamente com o problema.
Aprender com líderes que já passaram por situações difíceis e também estudar sobre o assunto são algumas das opções para os futuros chefes.
Veja abaixo 10 lições de liderança:
1) Os valores da sua empresa e seus valores pessoais devem ser compatíveis.
2) Diferenciação gera meritocracia. Monotonia gera mediocridade.
3) Em uma cultura de desempenho, as ações devem ter consequências positivas ou negativas.
4) Criar um ambiente de franqueza e confiança é uma orbigação.
5) Atrair, desenvolver e reter talentos é um trabalho que nunca termina.
6) O líder deve distinguir as características que devem ser desenvolvidas e o quais são falhas determinantes.
7) Comunicação simples, consistente e focada é mais entendida e absorvida pela organização
8) Não há nada mais desenvolvimentista e escolarecedor do que lidar com a adversidade.
9) Com o tempo, o líder deve desenvolver um gene de generosidade para saber entender quando algum membro de sua equipe tiver ganhos reais, promoções ou crescimento na carreira.
10) A aprendizagem contínua é fundamental para o sucesso; isso deve ser uma prioridade.
Fonte: G1, 25 de fevereiro de 2015.