O número de internações hospitalares após acidentes com motos cresceu 115% nos últimos seis anos. Esse número já representa metade do total de internações por acidente de trânsito no país, segundo o Ministério da Saúde. Em 2013, de 171 mil internações causadas pela violência no trânsito, cerca de 89 mil ocorreram após acidentes com motos. Em dez anos, a frota de motos cresceu 241,7% no Norte e no Nordeste, as motos são quase metade da frota de veículos. O quadro voltou a acender um alerta no Ministério da Saúde, que elabora novo projeto para conter o problema. A meta é também diminuir os gastos na saúde: em seis anos, houve aumento de 171% no custo com internações no SUS por acidentes com motos. Só em 2013, foram gastos R$ 231 milhões com internações causadas pelo trânsito. Segundo o ministro Arthur Chioro, o impacto pode ser ainda maior se somados os gastos em saúde privada, previdência, afastamento do trabalho e outros motivos. "Há estudos que mostram que no Brasil bate em R$ 28 bilhões por ano o que perdemos com acidentes de trânsito", afirmou o ministro. Entre os pontos em estudo para reduzir esse quantitativo está maior rigor nas fiscalizações, o que inclui "jogo duro na lei seca", e possíveis mudanças na legislação, como a obrigatoriedade de apresentar habilitação específica na hora de comprar uma moto. De acordo com dados da Vigitel, pesquisa do ministério que monitora fatores de risco à saúde, 1/4 dos adultos admitem dirigir sob efeito de álcool. Os dados foram apresentados na Assembleia Mundial de Saúde, que ocorre em Genebra, na Suíça. Hoje, o Brasil ocupa o 5º lugar no mundo em mortes
devido a acidentes de trânsito. Dados preliminares de outro mapeamento, de 2013, os últimos disponíveis, apontam que o Brasil registrou 12.040 mortes de motociclistas. Em 2012, foram 12.544, segundo os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Os dados do último ano, no entanto, ainda devem crescer conforme forem contabilizados. Em dez anos o crescimento foi de 179% em 2003, eram 4.292 mortes. Já o total de mortes por acidentes de trânsito cresceu 46% foram 42 mil mortes em 2013. O número de motociclistas mortos em acidentes na capital paulista chegou a subir quase 50% entre 2005 e 2011, sofreu leve queda durante dois anos, mas voltou a aumentar (9%) no ano passado.
Fonte: Folha S.Paulo, 21 de maio de 2015.