O Mercado de Trabalho vem sendo muito cruel e exigente com os profissionais. Ser graduado está longe de ser uma vantagem. As empresas pedem especializações, Pós Graduação, MBA, Idiomas, entre outros. Segundo explica o consultor e sócio da TIEX (gestão e consultoria corporativa) Samuel Lopes, as empresas buscam cada vez mais o perfil do profissional moderno. “são aqueles funcionários que vestem a camisa da empresa com atitudes primordiais especialmente neste momento de crise”, diz.
Pensamentos como “já fiz o suficiente pelo que me pagam” ficaram no passado, diz o consultor. Portanto, é preciso que o profissional tenha em mente que o crescimento da empresa representa o seu próprio crescimento no mercado. “Lembre-se: empresas que não crescem dificilmente geram oportunidades, pessoas que não se destacam têm menor chance de promoção. Além disso, como já dizia o ditado: ‘conhecimento não ocupa espaço’, ou seja, o aprendizado que terá sendo proativo, ninguém vai tirar de você”.
Mas isso não significa ser subserviente na empresa. Não aceite de prontidão uma ideia do seu líder que você não se sinta confortável em executar ou que não acredite que seja a melhor solução. Isso também é o olhar o todo da empresa e, assim, tentar, de alguma forma, ajudar em outras áreas.
Nesta linha, é preciso aprender a trabalhar com contrários. Até porque, a heterogeneidade e diversidade trazem maior performance para todos, desde que se saiba identificar as diferenças e usá-las a favor de todos.
Trabalhar com pessoas que pensam como nós, que tem nosso ritmo, cultura parecida é fácil. Mas como pensar diferente, “sair da caixinha”? Tenha uma equipe que possua diferentes pontos de vista, mas que se respeitem e que trabalhem por um objetivo único. Desta forma, com certeza obterá resultados muito mais eficientes, além deconquistar um mar de possibilidades e aprendizados. Ou seja, heterogeneidade e diversidade trazem maior performance.
Outra dica é estar atento às inovações. As empresas modernas e principalmente hoje, em tempos de crise, procuram profissionais com este perfil. Aplicando essas atitudes em seu dia a dia, você terá um enorme diferencial para oferecer àempresa que trabalha e certamente alavancará sua carreira.
CONFIRA CINCO CARACTERÍSTICAS MAIS APRECIADAS PELAS EMPRESAS
1 - Proativo — Busque sempre ir além, aquele pensamento “já fiz o suficiente pelo que me pagam” ficou no passado. Os profissionais precisam querer entender mais sobre a sua área de atuação, sobre a área dos seus colegas, sobre a empresa em que trabalham e também sobre o mercado. Você pode não estar sendo pago para ajudar seu colega de setor, ou para participar de projetos além de suas atividades diárias,mas desta maneira você estará colaborando para o crescimento da companhia
2 – Ofereça novas perspectivas — Você precisa ter personalidade, se posicionar. Converse, exponha seu ponto de vista, tente fazer com que tudo seja repensado. Os líderes precisam de pessoas que pensem, que questionem, que não tenham medo de falar quando não concordam com alguma coisa Se sua perspectiva for sugerida de maneira construtiva e respeitosa, mesmo sendo contraria a ideia inicial do seu líder, ao final ele te agradecerá pelo input
3 – Saia da zona de conforto — Hoje, o profissional precisa ter uma visão sistêmica, analisar onde sua área impacta na do outro e tentar de alguma forma ajudar outras áreas a serem mais eficientes. Deve-se sempre pensar no futuro, verificando onde todos podem ter problemas, e assim promover discussões no sentido de se antecipar a esses problemas tomando medidas para evitá-los
4 – Espírito de equipe — Trabalhar com pessoas que pensam como nós, que tem nosso ritmo, cultura parecida é fácil. Mas como pensar diferente, “sair da caixinha”? Tenha uma equipe que possua diferentes pontos de vista, mas que se respeitem e que trabalhem por um objetivo único. Desta forma, com certeza obterá resultados muito mais eficientes, além deconquistar um mar de possibilidades e aprendizados. Ou seja, heterogeneidade e diversidade trazem maior performance
5 – Inovação — Fale o que pensa, compartilhe suas ideias criativas e arrisque-se. Faça acontecer, proponha mudanças, assuma a responsabilidade de colocá-las em prática, não tenha medo de ser diferente.
Fonte: Bem Paraná, 28 de julho de 2015.