Pesquisa realizada pela Hibu em cinco capitais brasileiras — São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Brasília — indica que 69% dos brasileiros pretendem prestigiar o Dia dos Pais com um presente. Entre os entrevistados, 60% irão presentear o próprio pai, 10% o marido, 8% vão fazer aquele agrado para o sogro e 5% presentearão o avô. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) revela números semelhantes: 61% dos paranaenses pretendem presentear no Dia dos Pais, enquanto 39% devem deixar a data passar em branco.

A intenção de compra nesta data caiu 11 pontos porcentuais em relação ao ano passado. A queda seria reflexo da crise econômica.

A Hibou, empresa de monitoramento de pesquisa de mercado, entrevistou 694 pessoas de diversas classes sociais e constatou o seguinte resultado. “A compra do presente varia de acordo com a classe social e disponibilidade de tempo do filho, muitas vezes o próprio presente é um almoço ou jantar. Destes, 40% afirmam deixar para última hora, contra 60% que buscam comprar com antecedência”, afirma Ligia Mello, Sócia da Hibou.

No Paraná, segundo a Fecomércio, sapatos e roupas são a preferência dos filhos, com 68% das respostas. Também foram citados livros e outros materiais de livrarias (11%) e aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares (7%).

Fonte: Bem Paraná, 03 de agosto de 2015.