Depois que Curitiba foi confirmada como uma das sedes da Copa do Mundo, entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel) estão concentrando esforços para capacitar trabalhadores para o período do torneio de futebol. O Senac está oferecendo este ano 37,6 mil vagas em cursos de qualificação para o Mundial. A instituição não restringiu as ações aos chamados destinos indutores do turismo - Curitiba, Foz do Iguaçu e Litoral -, mas está capacitando pessoas no Paraná inteiro. Já a Abrasel-PR, pretende conceder bolsas de estudos para capacitar 120 garçons e 60 bartenders. 

Até agora, o Senac já realizou 98.930 capacitações no Paraná desde que o programa Senac em Campo foi lançado, em 2011. Segundo o assessor de relacionamento com o cliente do Senac, Solan Arantes Valente, a maior parte das vagas que serão oferecidas neste primeiro semestre do ano é gratuita e em áreas como hospitalidade, gastronomia, beleza, gestão, comércio, turismo, saúde, comunicação e idiomas, envolvidas direta ou indiretamente com o mundial. 

Do total, de 37.636 vagas, serão 11.725 disponibilizadas na região de Curitiba. Boa parte dos cursos é realizada através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado a pessoas com até dois salários mínimos de renda per capita. 

Rafaela Brandão Oliveira, 27 anos, está fazendo o curso de confeiteiro e pretende conseguir um emprego temporário na época da Copa do Mundo. Ela é biomédica, mas conta que sempre gostou desta área e passou o ano todo de 2012 fazendo cupcakes como autônoma. No curso que ela faz agora já aprendeu a fazer salgados, petit four e agora está na parte de doces. O curso tem duração de seis meses e acaba em maio. 

Entre os planos dela para o futuro estão se especializar em confeitaria fina e mais tarde abrir o próprio negócio. "O mercado de confeitaria está a toda hora se modificando", disse. 

"Vamos deixar um legado maior que a Copa, porque a qualificação fica e será absorvida pelo mercado de trabalho", disse Valente, do Senac. Desde o começo deste ano, as unidades do Senac já tinham registrado aumento na demanda por cursos rápidos de gastronomia, idiomas e turismo. A instituição também tem sido procurada por hotéis e empresas interessadas em melhorar o atendimento que será prestado aos turistas, o que inclui cursos de idiomas e recepção.

Fonte: Folha de Londrina, 27 de março de 2014.