O Google manteve a liderança do ranking das empresas dos sonhos dos jovens brasileiros em 2015. Em 2014, a empresa ultrapassou a Petrobras na preferência dos jovens e conseguiu manter o posto neste ano.

A “disputa” entre Google e a Petrobras pelas primeiras posições acontece desde 2008. Os dados são da 14ª Edição da Pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos e Nextview People.

Veja as 10 empresas dos sonhos dos jovens brasileiros:
1) Google
2) Petrobras
3) Odebrecht
4) Vale
5) PwC
6) Ambev
7) Nestlé
8) Itaú
9) P&G
10) Rede Globo

"Os jovens acreditam que a corrupção é uma escolha do profissional e não necessariamente uma decisão corporativa. Para eles, empresas como Petrobras e Odebrecht são maiores do que a eventual conduta de alguns de seus funcionários. O que vale é sua história, o legado que essas organizações geraram para o País, além da enorme possibilidade de crescimento e desenvolvimento que elas propiciam para seus colaboradores", explica Maíra Habimorad, CEO da Cia de Talentos.

A PwC cresce desde 2013, quando estava em 9º lugar. Ano passado passou para 6º e agora ganhou mais uma posição, ficando em 5º lugar na escolha dos jovens.

Vale e Ambev estão presentes no ranking desde 2009 e este ano subiram posições também. A Vale de 5º para 4º lugar. E a Ambev de 10º para 6º lugar.  A novidade no ranking em 2015 é a Rede Globo, que aparece em 10º lugar. Hoje, 5 em cada 10 entrevistados ainda não definiram o que caracteriza sua empresa dos sonhos.

A pesquisa foi realizada entre janeiro e abril deste ano e contou com a resposta de 67.896 jovens brasileiros com idade entre 17 e 26 anos. Entre os participantes, 56% são mulheres e 44% homens. Foram ouvidos jovens em todas as regiões do Brasil, de acordo com a proporção da distribuição de cursos superiores no país: 43% no Sudeste, 22% no Nordeste, 18% no Sul, 10% no Centro-Oeste e 7% no Norte.

Motivos da escolha
Entre os motivos de escolha, os jovens apontaram: desenvolvimento profissional, boa imagem no mercado, fazer o que gosta, desafios constantes; e possibilidade de inovar.

O que mudou de 2014 para 2015 foi a ordem de importância dos motivos "fazer o que gosta" e “possibilidade de inovar”. Eles trocaram de posição: possibilidade de inovar aparecia em terceiro lugar, agora aparece em quinto. E fazer o que gosta subiu duas posições.

Para escolher a empresa de seus sonhos, os jovens dizem buscar referência, principalmente, na qualidade de seus produtos e serviços (49%), em redes sociais e na internet (40%), nas iniciativas que a empresa tem no campo social, cultural, ambiental etc (38%), em informações veiculadas na mídia (37%), por comentários de amigos e professores (34%), por pessoas que trabalham naquela empresa (34%), entre outras razões.

"A qualidade gera sensação de ser ouvido, valorizado e cuidado. Aponta também a coerência entre o que a empresa faz e fala. Nas redes sociais, a facilidade de refutar ou endossar uma informação favorece a sua credibilidade. E a responsabilidade social vem ganhando importância ano a ano. A expectativa é de que as empresas façam parte da transformação da sociedade e da resolução dos problemas do país. Há a ideia também de que empresas responsáveis com a sociedade são preocupadas com seus colaboradores", diz Danilca Galdini, sócia-diretora da NextViewPeople.

Fonte: G1, 27 de agosto de 2015.