O profissional que passa pela entrevista de emprego muitas vezes é questionado sobre sua história de vida, o chamado "storytelling". No quadro "Sua Chance" desta segunda-feira (20), o especialista Max Franco, professor nesta área, dá dicas para que o candidato conte a sua história de forma estratégica e valorize aspectos importantes para a empresa.

Franco afirma que as empresas têm buscado no candidato a capacidade em resolver problemas.

"Se dentro da sua história você conseguir apresentar problemas e quais foram os recursos que você utilizou para resolvê-los, isso é muito importante, porque uma empresa, na verdade, vai trabalhar com problemas o dia inteiro", diz.

Franco ressalta que um bom exercício é o profissional colocar num papel a própria história, com os antigos e novos sonhos e dificuldades que já enfrentou na vida, por exemplo. "Ele [recrutador] precisa perceber dentro do seu texto, da sua história, predicados importantes para a empresa" 

Segundo o professor, o recurso de contar história tem sido muito procurado pelas empresas, já que os aspectos técnicos contam pouco sobre o candidato e já estão no currículo.

De acordo com ele, o profissional deve saber se expressar bem, mas nunca deve mentir para tentar impressionar. 

É fundamental que o candidato trabalhe a oralidade se quiser usar sua história de forma estratégica. Franco afirma que ter autoconhecimento e se expressar bem são a chave para se adequar ao mercado de trabalho.

"Quem tem isso tem tudo pra encontrar o seu espaço".

Muitos profissionais entrevistados nas ruas de Campinas não sabiam que poderiam usar as dicas como estratégia para se destacar em uma entrevista de emprego.

Fonte: G1, 22 de setembro de 2015.