De acordo com uma pesquisa global do LinkedIn, rede profissional online, os pais param de aconselhar profissionalmente os filhos quando eles conseguem o primeiro emprego. É o que afirmam 69% dos profissionais entrevistados em nível mundial. Porém, 64% gostariam que os pais continuassem a orientá-los.

Ainda de acordo com a pesquisa, 45% dos pais normalmente têm uma opinião, mas se privam de colocá-la. As razões para tanto são: pensar que os filhos devem tomar suas próprias decisões quando adultos (60%); não querer interferir na vida dos filhos (31%) e acreditar que os mesmos ficariam incomodados ou ofendidos com a opinião não solicitada (23%). Além disso, mais da metade (55%) admite não estar muito familiarizada com o que seus filhos fazem profissionalmente.

Já no Brasil, a realidade é um pouco diferente. Os pais geralmente são muito presentes nas decisões dos filhos. Um exemplo disso é que a grande maioria aconselha desde a profissão (84%) e a universidade que devem cursar (90%) até em quais empregos se inscrever (92%).

As conclusões da pesquisa marcam o lançamento da campanha anual do LinkedIn Bring In Your Parents Day ou Dia de Levar os Pais ao Trabalho, que está no seu terceiro ano consecutivo.

O evento ocorre mundialmente, no dia 5 de novembro, quando o LinkedIn incentiva - todas as empresas -a promoverem uma aproximação com os pais - de seus funcionários. A pesquisa observou diferentes estilos de paternidade, com base no engajamento dos pais com a vida profissional de seus filhos, além dos tipos de decisões que ajudaram a influenciá-la. Foi possível também apontar um tipo de paternidade desejada pelos filhos, os pais “Orientadores”. Esse conceito inspira os pais que permanecem incentivando e aconselhando sem serem dominadores e até ajudando em soluções no ambiente de trabalho.

O Bring In Your Parents Day é uma oportunidade de aproximar gerações e permitir que pais conheçam mais sobre o trabalho dos filhos. O evento acontecerá em 17 países - Reino Unido, Estados Unidos, França, Holanda, Suécia, Itália, Espanha, Brasil, Austrália, Índia, Canadá, Singapura, Nova Zelândia, Malásia, China, Japão e Hong Kong, além de incentivar empresas e indivíduos em todo o mundo a participar. Em 2014, 25 mil pessoas participaram e, neste ano, empresas como Gol, Mars e Telehelp já confirmaram presença.

Fonte: G1, 09 de outubro de 2015.