A população de Maringá (Norte), que ficou sem abastecimento de água entre 12 e 18 de janeiro é o público-alvo de uma recomendação administrativa expedida para a Sanepar na tarde desta segunda-feira (18) pelo Ministério Público do Paraná, representado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da comarca.
O documento recomenda a suspensão imediata da leitura de consumo de água potável nas unidades consumidoras onde houve corte de fornecimento, o reforço nas equipes de atendimento aos consumidores lesados (tanto presencial quanto por telefone e internet) e a adoção das medidas cabíveis para acordos amigáveis com as pessoas prejudicadas diretamente pela interrupção no abastecimento. A recomendação prevê ainda a ampla divulgação, pela Sanepar, das medidas adotadas para prestar atendimento à população.
Além disso, o MP-PR está com procedimento administrativo a respeito da questão da falta de água na cidade em andamento (Inquérito civil Público nº 0088.16.000034-0). A intenção do Ministério Público é garantir o reparo dos danos coletivos que a falta do serviço de abastecimento de água causou à população, bem como assegurar que a medição do consumo nas residências nos dias em que houve falta d'água seja feita de forma justa, além de exigir que haja um plano de contingenciamento de emergência para que situações como essa não voltem a acontecer. A ideia é conseguir concluir o procedimento de forma administrativa, a exemplo do que foi feito com a recomendação expedida nesta segunda-feira.
Fonte: Bonde, 19 de janeiro de 2016.