O Sindicato dos Trabalhadores Nas Indústrias Da Construção e do Mobiliário de Arapongas (STICMA) realizou na última sexta –feira (04) a primeira rodada de negociação salarial para discutir a Convenção Coletiva de Trabalho para o ano de 2014/2015 com os representantes do Sindicato Patronal das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima).

Para o presidente do Sima, Nelson Poliseli, a reunião foi produtiva apesar de ser a primeira entre outras que acontecerão. “Esse foi o primeiro encontro para discussão da nova convenção coletiva de trabalho e conforme as coisas vão acontecendo nós vamos avançando nas negociações”.

 Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Carlos Roberto da Cunha, lembrou que no ano passado o STICMA conquistou o maior índice de elevação salarial do estado do Paraná, e afirmou que pretende realizar o mesmo feito em 2014. “Vamos lutar até o último minuto para mais uma vez conseguirmos um índice melhor do que as outras regiões do estado, até porque temos o maior parque moveleiro do Paraná”, afirmou.

O presidente do STICMA explicou que o pedido de reajuste salarial é baseado no crescimento industrial no estado e na inflação. “Através desses índices buscamos um ganho real para os trabalhadores do setor moveleiro”, destacou.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores moveleiros da cidade de Londrina, Denilson Pestana, as negociações salariais mudaram no decorrer dos anos. Ele explica que anos atrás as negociações eram desejadas e os índices de reajustes eram aplicados conforme a vontade dos trabalhadores, já hoje o processo de negociação é diferente e mais técnico, “Hoje temos que atuar em cima do convencimento através de indicadores econômicos fornecidos por institutos oficiais, diferente dos anos anteriores”, ressaltou.

As próximas rodadas de negociação salarial ainda não foram agendadas, mas os sindicatos afirmam que nos próximos encontros haverá avanços nas negociações.