O estudo constatou que o trabalho remoto é a nova realidade para muitas equipes. Mais da metade dos profissionais (52%) disse que trabalha em equipes virtuais (distribuídas por escritórios e localidades), de acordo com o estudo Way We Work (A forma como trabalhamos, em tradução livre). O levantamento foiencomendado pela Unify, empresa do Grupo Atos focada em software e serviços de comunicação, e entrevistou 9 mil profissionais nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.
O trabalho remoto é também considerado algo positivo: de acordo com 42% dos entrevistados, as equipes remotas podem ser mais eficazes do que as que trabalham frente a frente, e quase metade (49%) relatou que suas organizações trabalham usando tecnologia e ferramentas de comunicação, e não em escritórios e localidades diversas. Além disso, mais de um terço (36%) sugere que o pensamento criativo é uma das maiores vantagens de trabalhar com pessoas fora das equipes tradicionais, localizadas fisicamente longe de seus ambientes.
Equipes remotas também estão sendo viabilizadas pela tecnologia de nuvem, com mais da metade dos profissionais do conhecimento (57%) sugerindo que usam ferramentas sob demanda (por exemplo, baseadas na Internet/nuvem) para trabalhar em equipe, fazer gestão de projetos ou colaborar virtualmente.
Tomada de decisão
O estudo também aponta que mais de um terço (35%) dos trabalhadores do conhecimento acredita que as funções as quais exercem atualmente não existirão daqui a cinco anos. Já 65% acham que seus papéis não serão os mesmos. Essas conclusões foram apontadas no estudo
Trabalhadores do conhecimento são funcionários cujo principal capital é o conhecimento para tomadas de decisões em empresas, por exemplo. Ou seja, trabalhadores que aplicam seu conhecimento teórico em ações práticas, em decisões com impacto no resultado do negócio – seja no meio acadêmico, corporativo ou governamental.
Os entrevistados são principalmente gerentes e diretores de diversos segmentos, como saúde, educação, financeiro, automotivo e energético. Para o estudo Way We Work, os profissionais do conhecimento selecionados também são aqueles que tiveram envolvimento com a tecnologia em seus trabalhos rotineiros.
"Hoje, os profissionais do conhecimento têm uma liberdade inigualável para se conectar e se engajar com outros usuários. Isso foi garantido a eles, em geral, por meio da tecnologia", diz Jon Pritchard, CEO da Unify. O executivo completa que estudo Way We Work aponta o impacto significativo que a tecnologia, a tendência datransformação digital e economia sob demanda estão tendo atualmente no local de trabalho. "Acreditamos que os profissionais do conhecimento vão cada vez mais querer definir como, quando e onde trabalharão. Cabe às empresas permitir esse comportamento, administrar essas novas rupturas e mudar", completa.
Enquanto as funções dos profissionais do conhecimento estão em evolução, o local de trabalho como conhecemos também está passando por uma rápida mudança. O estudo sugere que o trabalho já não é mais apenas um lugar para onde você vai ou quer ir. Em média, os profissionais entrevistados passam um quinto (20%) do tempo fora do ambiente de trabalho tradicional, e 27% quer passar 26-50% do tempo dessa maneira.
Uma parcela de 69% também sugere que ter um único escritório como local de trabalho físico é menos importante do que já foi no passado. Além disso, 74% acreditam que a tecnologia digital, a Internet e as mídias sociais mudaram fundamentalmente a forma como se comportam no ambiente de trabalho. No entanto, os escritórios ainda não morreram: apenas 7% dos profissionais do conhecimento dizem que gostariam de passar 75-100% do tempo fora do ambiente de trabalho tradicional — provando que ainda há um lugar para as mesas.
Parece que estamos lidando hoje com uma economia de demanda e freelance. Um em cada cinco dos profissionais do conhecimento entrevistados (21%) trabalha atualmente como autônomo ou prestador de serviços. E mais da metade (53%) diz que consideraria a mudança para um modelo de demanda ou freelance de trabalho, abrindo mão do emprego regular, caso isso lhe fosse oferecido.
Os trabalhadores do conhecimento também têm uma ideia clara do que querem de seus ambientes de trabalho. Em suas funções atuais, os profissionais descrevem suas empresas como bem sucedidos (30%), colaborativas (28%) e construtivas (26%). No entanto, isso está muito longe do ideal — os entrevistados ainda querem que seus locais de trabalho sejam bem sucedidos (51%), mas também criativos (50%), interessantes (45%) e inovadores (41%).
Os entrevistados também estão ganhando mais controle do tempo — tanto no trabalho como em casa. O equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal, pelo que parece, não é mais uma aspiração, com 95% dos profissionais do conhecimento afirmando que têm atualmente um bom equilíbrio e mais de 50% dizendo que esse balanço melhorou nos últimos cinco anos.
"O estudo The Way We Work prova que existem algumas mudanças importantes à frente das empresas onde novas formas de trabalho são uma preocupação. Os profissionais do conhecimento continuam construindo o futuro do trabalho por si mesmo - e os empregadores devem acompanhar esse ritmo", explica Pritchard, completando que a tecnologia exerce papel fundamental nesse cenário, permitindo que as empresas percebam seus ideais e garantam que os grandes talentos permaneçam comprometidos. "Cabe à comunidade empresarial reconhecer essa nova realidade e fornecer as ferramentas que seus profissionais do conhecimento mais desejam - aquelas que vão dar espaço para a criatividade e a inovação que a força de trabalho está exigindo."
O estudo WAY WE WORK da Unify foi realizado pela empresa de pesquisa Censuswide, com sede em Londres, Reino Unido. Em nome da Unify, a companhia entrevistou 9 mil profissionais do conhecimento - aqueles cujo principal capital é o conhecimento e que têm acesso à tecnologia como parte de seus trabalhos rotineiros, sendo 3 mil no Reino Unido, 3 mil nos Estados Unidos e 3 mil na Alemanha. Os entrevistados incluíram desde profissionais do conhecimento de nível júnior até diretores e empresários; foram tomadas amostras representativas de profissionais nos setores de saúde, serviços financeiros, educação pública, automotivo, energia/serviços públicos. O estudo on-line completo foi realizado durante janeiro de 2016.
Fonte: IT Forum, 12 de abril de 2016.