Estudo feito pela rede social profissional LinkedIn e conduzido pela empresa Censuswide, mostra que 52% dos trabalhadores entrevistados consideram mais fácil comunicar as conquistas dos colegas do que as próprias. Ao mesmo tempo, 24% afirmam ter muita dificuldade de falar sobre sucesso e 40% ainda têm dificuldade de explicar o que fazem. Entretanto, 89% das pessoas que já recrutaram disseram que candidatos capazes de descrever suas conquistas têm melhor desempenho durante a entrevista de seleção e 85% confirmam que a comunicação mais clara a respeito das conquistas está entre as principais características que procuram em um candidato.
“Nossa pesquisa também mostra que 46% dos trabalhadores não estão confiantes de que poderiam efetivamente falar sobre suas conquistas, caso encontrem o trabalho dos sonhos”, afirma Catherine Fischer, especialista em Carreiras do LinkedIn. “Ser capaz de articular a respeito de suas conquistas profissionais é o primeiro passo para ser notado”, acrescenta Fisher. “Um bom e forte perfil na rede social, que demonstre as experiências e conquistas, fará com que o candidato seja notado. Fazer simples atualizações, como colocar uma foto, dá ao candidato 21 chances a mais de ser visualizado.”
O estudo será divulgado nesta sexta-feira, dia 3. A Censuswide entrevistou 11.228 usuários que estavam empregados entre 6 de maio e 19 de maio de 2016 nos seguintes países: Canadá, Estados Unidos, Brasil, Itália, Espanha, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Índia, Austrália, Hong Kong, Indonésia, Malásia, Suécia, México, França, Cingapura, China e Japão.
Fonte: Estadão, 03 de junho de 2016.