O Paraná recebeu do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (16) cerca de 1,8 milhão de doses da vacina contra a gripe para a campanha de vacinação que começa em 22 de abril. O Ministério da Saúde atrasou a entrega das doses aos estados em 15 dias.
A secretaria estadual da Saúde já organizou a estratégia de distribuição das vacinas, mas, em virtude do atraso na entrega e do feriado prolongado, é possível que alguns municípios ainda não tenham recebido as doses na próxima terça-feira, no dia do início da campanha.
"Lamentamos que o Ministério da Saúde só tenha nos enviado as vacinas nesta semana, o que prejudicou a estratégia de distribuição. Sabemos que a vacina é muita aguardada e é possível que algumas pessoas que forem procurá-la no primeiro dia se frustrem", afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Ele explica que no sábado (26), dia "D" de vacinação, todas as unidades já estarão abastecidas para atender a população. "Neste dia esperamos um movimento maior porque é fim de semana e as unidades de saúde estarão abertas o dia todo". A campanha segue até 9 de maio.
Londrina recebeu cerca de 220 mil doses na tarde desta quarta-feira (16), segundo José Carlos Moares, chefe da Vigilância em Saúde da 17ª Regional. "Estamos fazendo um trabalho de logística para distribuir as vacinas para os 97 municípios da região e mais 30 da região de Maringá", completou. "Por enquanto, o cronograma segue sem alterações, com início da campanha programado para a próxima terça-feira (22)".
Outras cinco Regionais de Saúde já receberam as doses: Metropolitana de Curitiba, Foz do Iguaçu, Umuarama, Cianorte e Toledo, que juntas abrangem 88 municípios. Os demais já foram avisados desta mudança na logística e orientados a buscarem as doses nas regionais para agilizar o processo de distribuição.
"Orientamos os cidadãos que têm direito à vacina para que se informem se as unidades de saúde de seu município já dispõem das doses antes de irem se vacinar para que não percam tempo", explica o coordenador do Programa Estadual de Imunização, João Luis Crivellaro.
QUEM DEVE TOMAR A VACINA – Podem tomar a vacina contra a gripe nas unidades de saúde crianças entre seis meses e quatro anos, gestantes, puérperas (mulheres em pós-parto até 45 dias), indígenas, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde e a população privada de liberdade. A expectativa é que 2,9 milhões de paranaenses recebam a vacina durante a campanha. As doses estarão disponíveis em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde do Paraná.
A vacina, que estará disponível na rede pública, protege contra os vírus mais circulantes no país (Influenzas A H1N1 e H3N2 e Influenza B). Por isso, todas as pessoas que se vacinaram em 2013 devem receber a dose novamente. A vacina é segura e só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.
Fonte: Bonde, 15 de maio de 2014