O Procon-PR notificou, no começo desta semana, as principais redes bancárias que operam no estado pela falta de informações disponibilizadas aos consumidores quando do fechamento de agências ou retirada de caixas eletrônicos. Os bancos terão 10 dias para responder aos questionamentos feitos pelo órgão, inclusive sobre número de pontos encerrados nos últimos meses.
De acordo com a diretora do Procon-PR, Claudia Francisca Silvano, houve uma reunião no ano passado junto a representantes das empresas, da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e de autoridades policiais para alinhar uma estratégia de ação para reduzir o prejuízo causado aos consumidores. "Isto, no entanto, não foi cumprido pelos bancos. Fechar agências ou remover caixas não é o problema, uma vez que questões de segurança dizem mais respeito à iniciativa pública que à privada, mas a questão é a forma como são fechados estes pontos de atendimento. Queremos que os consumidores sejam avisados com antecedência e tenham acesso a informações sobre as outras agências ou caixas das proximidades", explica.
Claudia também cobra a realização de uma campanha educativa que traga aos correntistas informações sobre os horários de funcionamento de cada unidade, além de dar dicas sobre períodos mais seguros para fazer movimentações de somas consideráveis.
"A notificação é uma ação preliminar que estamos fazendo. A situação é mais grave no interior do estado, onde os consumidores têm poucas opções e às vezes acabam sendo muito prejudicados pelo fechamento de agências e caixas eletrônicos", reforça.
Fonte: Bonde, 01 de julho de 2016.