A multinacional japonesa de tecnologia Hitachi criou uma inteligência artificial que mede os níveis de felicidade das pessoas e realiza determinadas ações para oferecer recomendações e melhorar o rendimento no trabalho.
Cerca de 600 funcionários da empresa farão parte do teste para provar a eficácia desta tecnologia que busca "melhorar a sensação de bem-estar" dos trabalhadores e que deve ser comercializada ainda neste ano, explicou a multinacional em comunicado.
Os participantes do teste usarão dispositivos que registrarão diversos tipos de atividades, como se levantar, se sentar ou até mesmo conversar. A inteligência artificial será capaz de lembrar as pessoas que participaram da conversa e com que frequência isso acontece.
O software utiliza esses padrões para calcular os níveis de felicidade do usuário e analisa os dados mensalmente para determinar que ações são mais benéficas à pessoa.
Em função dessa análise, o programa envia sugestões ao usuário através de seu telefone celular, como realizar determinadas tarefas em um momento do dia específico ou falar com certa pessoa, segundo detalha o texto.
A multinacional japonesa quer determinar em que medida alterar o comportamento do funcionário pode melhorar a eficiência e impulsionar o dinamismo no local de trabalho, já que considera que "melhorar a sensação de bem-estar se transformou em um dos assuntos mais importantes na sociedade nos últimos anos".
Fonte: UOL, 18 de julho de 2016.