Não vale ser apenas saudável em casa. Adotar um estilo de vida que beneficie a saúde, o equilíbrio e o bem-estar implica a mudança de alguns velhos hábitos e a aquisição de novos… que devem ser aplicados em casa, no ginásio, nos momentos de lazer e especialmente no trabalho, uma vez que é o local onde se passa grande parte do dia.

Passar horas a fio sentado numa cadeira em frente ao computador não é desculpa para não comer bem e para não ter uma postura correta e adequada. Pelo contrário: Ter um emprego sedentário é um excelente motivo para querer lutar por uma melhor saúde e por um corpo mais forte.

Segundo os especialistas consultados pelo site Bustle, são estes os truques a ter em conta (todos os dias):

1 – Levantar e andar. Dar pequenas caminhadas ao longo do dia é uma forma eficaz de atenuar as consequências do sedentarismo diário e constante.

2 – Preparar o próprio almoço. Levar uma refeição saudável confecionada em casa é meio caminho andado para evitar cair em tentações.

3 – Ter na secretária apenas snacks saudáveis. Poucas quantidades, mas nutritivos, os snacks devem estar à mão de semear mas não necessariamente à vista, pois assim é possível evitar comer tudo de uma vez.

4 – Beber água. Levar de casa uma garrafa de água ou ter uma caneca/copo na secretária é o ideal.

5 – Fazer pausas. Seja para merendar, para ir buscar água ou simplesmente para arejar.

6 – Apanhar ar. E por falar em arejar, é importante sair de um local fechado sempre que possível e apanhar um pouco de ar fresco e luz solar. A vitamina D é importante para a saúde.

7 – Respeitar o cansaço. Já António Variações dizia e com razão: ‘Quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga’.

8 – Banir o açúcar. Seja nos bolos que constantemente estão na copa, nos chocolates da máquina, nas bolachas do colega do lado ou nos cafés que bebe diariamente.

9 – Decorar a secretária. Fazer do local de trabalho um espaço agradável e acolhedor é tão ou mais importante do que comer bem.

10 – Colaborar. Ajudar e pedir ajuda melhora as relações laborais e o ambiente que existe no local de trabalho.

Fonte: Noticias ao Minuto, 23 de agosto de 2016.