Quem nunca ouviu ou disse essa frase na vida? A insatisfação no trabalho alcança 72% da população brasileira (pesquisa da Isma Brasil - International Stress Management Association). Isso que dizer que, provavelmente, a cada 10 funcionários de uma organização, 7 deles não estão felizes. É um número grandioso e assustador. Essa estatística reflete diretamente nos resultados da companhia.
Mas, o que causa esse descontentamento? O que pode ser feito para reverter esse quadro dentro das organizações? Vejamos os dados apresentados por essa pesquisa:
FALTA DE RECONHECIMENTO.
O reconhecimento é um pilar da autoestima. Se dentro das organizações, onde o indivíduo passa grande parte do seu dia isso não ocorre, é natural que haja o descontentamento. Na Pirâmide de Maslow, estima é antecedida somente pela realização pessoal (o topo da pirâmide). Com base nisso, podemos averiguar a importância deste item e porque 89% dos colaboradores colocam a falta de reconhecimento como principal razão de insatisfação.
EXCESSO DE TAREFAS.
Não é incomum encontrarmos anúncios de emprego que descrevam cargos e ao final haja a informação “e demais atividades inerentes ao cargo”. Muitas vezes a falta de clareza nas atividades, acúmulo de função devido à redução do quadro de funcionários ou simplesmente porque ele(a) é um(a) excelente profissional acabam por sobrecarregar o colaborador.
68% dos entrevistados sentem-se como a famosa esponja de aço: mil e uma utilidades.
PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO.
Falta de transparência. Falta de feedback. Chefes ao invés de líderes. Falta de comunicação. Ou comunicação mal executada. Esses são alguns dos responsáveis pelos problemas de relacionamento dentro das organizações. 63% dos colaboradores se queixam a cerca deste item.
É necessário um bom relacionamento para que as atividades coorporativas fluam sem problemas e interrupções. Um ambiente onde não há harmonia, ações positivas e sinergia, seguramente afetará a saúde do colaborador, desempenho da função e resultados financeiros.
Mas, o que fazer?
DIÁLOGO.
Colaborador e empresa precisam conversar. Talvez o cargo não seja o perfil do funcionário que o ocupa. Talvez a companhia não tenha missão e valores coerentes com os do colaborador (vice e versa).
São diversas as possíveis razões. E a melhor maneira de saber o que acontece, é conversando. Ambos os lados devem expor suas dúvidas para encontrar um ponto de equilíbrio e o sucesso.
BUSQUE AJUDA.
Individualmente, o colaborador pode buscar a solução e auto realização profissional. Para isso, hoje existem no mercado coaches especializados em carreira e realização profissional.
Por exemplo, a empresa pode ser excelente com seus colaboradores, mas o sonho deste indivíduo é seguir outra profissão ou ter sua própria empresa.
Para validar esses conceitos é extremamente importante procurar um profissional que auxilie sua ascensão e realização de sonhos.
Antes de escalar a montanha do sucesso, é necessário avaliar a trilha. Para isso, é indispensável elaborar um plano. Considerar e preparar-se para as possíveis intempéries. Em seguida executar o plano com perseverança e foco. E aí, caro profissional, o topo da montanha é seu!
Fonte: Administradores, 31 de agosto de 2016.