O trabalho deve ser feito sempre com brio e com a máxima dedicação… mas apenas nas doses necessárias. Trabalhar em excesso é prejudicial para a saúde e não falamos apenas de empregos cuja carga física é elevada. Falamos do stress, da ansiedade e do cansaço que os empregos da atualidade causam.
Muitas pessoas levam diariamente trabalho para fazer em casa, acabando por nunca se desligarem por completo das tarefas que têm para realizar, diminuindo o tempo que para se dedicar à família, aos amigos e a elas próprias.
Encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional é fundamental para o bem-estar e o primeiro passo é estabelecer limites no que toca ao emprego, trabalhando apenas as horas que estão estipuladas no trabalho, salvo algumas exceções (que devem ser raras).
Segundo o site Buslte, algumas dicas podem ser seguidas para não se trabalhar mais do que o devido.
1 – Ter em mente que é a pessoa que decide o seu próprio calendário (especialmente aquele que diz respeito ao tempo livre);
2 – Ajustar as expectativas, sejam as próprias ou as dos outros;
3 – Começar a dizer ‘não’;
4 – Parar de fazer comparações com outros colegas, pois cada um tem o seu próprio ritmo e forma de trabalhar;
5 – Não dar importância ao que não é necessário, ou seja, aquelas tarefas que não precisam de ser realizadas em breve e que acabam por atrapalhar o ritmo;
6 – Concentrar as atenções apenas na tarefa que está a ser realizada;
7 – Ter sempre uma fonte de inspiração;
8 – Estabelecer limites, seja de horas de trabalho ou de carga de tarefas por realizar;
9 – Encontrar uma rotina e melhorá-la com o tempo;
10 – Estabelecer os momentos de pausa, para nunca mais ficar horas em frente ao computador;
11 – Parar com todas as distrações, pois só assim se consegue evitar a acumulação de trabalho.
Fonte: Noticia ao Minuto, 05 de setembro de 2016.