O Dia das Mães movimenta o setor de temporários. Em todo o País, serão mais de 63 mil contratações. No Paraná a expectativa é de que a data provoque o preenchimento de 5.450 vagas, número menor apenas que São Paulo (30.713) e Rio de Janeiro (5.670). No Brasil, a quantidade de postos de trabalho temporários deste ano para a data é 3% maior que a de 2013.
Os dados são de pesquisa encomendada pelo Sindicato das Empresas de Terceirização e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem) e pela Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Trabalho Temporário (Fenaserhtt) ao Instituto Ipema, divulgados ontem.
Uma particularidade neste ano para o Dia das Mães é que quase metade das vagas temporárias são remanescentes da Páscoa, estimadas em 30 mil vagas que tiveram o contrato estendido por causa da proximidade entre as duas datas. O Dia das Mães é a segunda melhor data do ano para o comércio.
“A proximidade entre as duas datas permite que o período anterior à Páscoa sirva como filtro e treinamento da mão de obra para o Dia das Mães”, afirma Vander Morales, presidente do Sindeprestem e da Fenaserhtt. A efetivação deve ficar em torno de 5%.
Ainda segundo a pesquisa, a remuneração média deve ser 4% maior em relação ao mesmo período de 2013, ficando entre R$ 800 e R$ 1,9 mil com direito a benefícios como vale-transporte e vale-refeição. Este ano, 55% das vagas temporárias estão preenchidas por mulheres, de acordo com a pesquisa do Sindeprestem/Fenaserhtt, e a maioria dos trabalhadores contratados (55%) tem entre 18 e 39 anos.
No comércio, quem mais contratou temporários são as lojas de vestuário, acessórios, perfumaria, cosméticos, eletroeletrônicos, joias e bijuterias, móveis, eletrodomésticos e telefonia celular.
As vagas temporárias estão concentradas em funções como: atendimento, crediário, estoquista, vendedor, repositor, promotor de vendas, fiscal de loja e de caixa, telemarketing, embalador.
Fonte: Bem Paraná, 06 de maio de 2014.