O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou hoje (23) que o governo estuda utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para substituir o pagamento do seguro-desemprego, conforme noticiou um jornal. A ideia seria usar o saldo do FGTS e a multa de 40%, paga nos casos de demissão sem justa causa, na forma de três parcelas ao trabalhador, em vez de pagar-lhe o seguro-desemprego. O valor mensal seria equivalente ao último salário recebido pelo empregado. Após esse período, se permanecer sem colocação, o trabalhador poderia dar entrada no seguro-desemprego e receber o restante do saldo do FGTS.
“Existem discussões na área econômica do governo, seja no Ministério da Fazenda, seja no Ministério do Planejamento, seja em outras áreas em diversos níveis, sobre diversas coisas que possam induzir o país a voltar a crescer”, disse Meirelles ao ser perguntado sobre o assunto após participar de um evento promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) em São Paulo.
Durante o evento, o ministro mostrou otimismo com a votação da reforma trabalhista e e minimizou o episódio da derrota do governo em votação da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. “Um senador que perdeu o voo, outro que teve uma questão de partido, outro com uma questão familiar. Então, tiveram diversas questões que fizeram com que isso, ocasionalmente, ocorresse. Agora, nós acreditamos que a reforma deve ser aprovada e deve ser implantada.”
Fonte: RBA, 26 de junho de 2017.