Uma empresa que deseja impulsionar a inovação provavelmente vai precisar de um CEO (diretor executivo) mais jovem. É o que dizem economistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, segundo artigo publicado no site de carreiras Business Insider.
Depois de analisar a idade dos CEOs em centenas de empresas norte-americanas, os pesquisadores encontraram uma forte ligação entre a idade do líder e a probabilidade de a companhia ter inovações revolucionárias. Quanto mais jovem o CEO, mais inovação a empresa apresentava, que foi medida em números de citações de patentes (registros de invenções). Ideias muito citadas por outras instituições são mais influentes e ajudam no desenvolvimento de novas pesquisas.
Atualmente, uma das chaves de sucesso para empresas – e até países – é justamente a capacidade de inovar e criar técnicas e produtos significativos.
Por que a diferença?
Segundo a pesquisa, pessoas mais jovens têm menos medo de arriscar e acabam produzindo novas soluções.
"Se você é um gerente mais velho, a empresa se torna o seu 'bebê'. Consequentemente, você vai ser muito cauteloso ao sacrificá-lo", diz Daron Acemoglu, principal autor da pesquisa. "Mas, se você é um jovem gerente, você vai ser mais radical. Não vai ter medo de mudanças e vai se arriscar muito mais", completa.
No entanto, nem toda organização deve começar agora a procurar jovens líderes. Os autores advertem que, se você está trabalhando em uma empresa muito bem estabelecida, provavelmente será um erro trazer uma pessoa nova, que pode jogar tudo para o alto.
Fonte: G1, 23 de maio de 2014