Pesquisa ouviu 500 trabalhadores com carteira assinada

 

Por Valor Investe — Rio

 

O sonho da carteira assinada ainda move uma parcela importante de profissionais. Mas a relativa estabilidade da CLT não responde sozinha pelas motivação de ingressar em uma determinada empresa. Pelo segundo ano, um levantamento apontou que no momento de escolha por um empregador, 53% das pessoas priorizam benefícios que atendam necessidades em diferentes áreas da vida pessoal do que o salário propriamente dito.

 

A oferta de plano de saúde (62%), seguido por vale-alimentação (54%) e participação nos lucros da empresa (28%) estão entre os três benefícios mais importantes para os candidatos. Mas os tradicionais benefícios não imperam sozinhos.

 

Entre 500 trabalhadores CLT, 74% disseram que ter acesso a auxílios para educação, entretenimento, bem-estar, e home office, por exemplo, é o mais importante, depois somente do salário. Uma vontade maior de permanecer no emprego quando essas possibilidades são ofertadas é citada por 8 a cada 10 entrevistados.

 

De acordo com a pesquisa liderada pela Flash, empresa de benefícios flexíveis, o home-office aparece entre os três mais importantes para 14% dos respondentes. Por outro lado, as vagas nesse modelo de trabalho diminuíram ainda mais nesse início de 2023, como o Valor Investe já mostrou.

 

"A rotina dos trabalhadores mudou nos últimos anos e não se adaptar a isso, pode colocar limitadores na relação das companhias”, destaca Ricardo Salem, CEO da Flash. “Quando falamos sobre saúde, alimentação, mobilidade e suporte a dependentes - como filhos - os benefícios ganham outra importância, entretanto, quando vemos aqueles com potencial de crescimento, destacamos os que surgiram na pandemia, como o home-office e o auxílio home-office”, complementa.

 

Conforme o mapeamento, que também ouviu cerca de 100 empresas, houve crescimento na oferta de Auxílio Educação, que saltou de 15% para 32% de representatividade em relação a 2022, Vale Cultura que chegou a 13%, crescimento de 10% e Auxílio Academia, que elevou em 10% a representatividade, alcançando 20%.

 

Valor Investe

https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2023/04/15/salario-x-beneficios-o-que-mais-motiva-os-trabalhadores-na-hora-de-escolher-emprego.ghtml