Pouco mais de 25% dos candidatos do Paraná à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa do Estado deixaram de entregar a primeira prestação de contas parcial ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo a Corte, 81 dos 337 candidatos a deputado federal e 227 dos 846 candidatos a deputado estadual não apresentaram a documentação sobre arrecadação e gastos nesta etapa inicial da campanha. O prazo se encerrou às 23h59 de sábado. 

Os oito candidatos ao governo do Estado e os oito ao Senado apresentaram as prestações de contas na data estipulada. "Os dados serão processados e disponibilizados em um link específico no site do TRE a partir de quarta-feira", disse Marden Machado, assessor de comunicação do TRE. 

Conforme a Cartilha sobre a Prestação de Contas das Eleições 2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "a ausência de prestação de contas parcial pode repercutir na regularidade das contas finais, bem como na apresentação de contas cuja movimentação não corresponde à realidade". Porém, não há qualquer punição específica. 

A segunda prestação de contas parcial deve ser feita entre 28 de agosto e 2 de setembro. Já a prestação de contas final deve ser entregue até 4 de novembro para quem disputar apenas o primeiro turno e até 25 de novembro para os candidatos que concorrerem no segundo turno das eleições.


Fonte: Folha de Londrina, 05 de agosto de 2014.