A sensação de que profissionais multitarefas são essenciais em uma corporação e têm bom desempenho no dia a dia nem sempre é verdadeira. Ouvir música, falar ao telefone, abrir várias telas de navegação na internet e ainda responder um e-mail importante para o seu chefe. Se você faz isso ao mesmo tempo e acredita ser super eficiente, saiba que pode estar enganado. 

Uma pesquisa realizada na Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, concluiu que fazer muitas coisas ao mesmo tempo sobrecarrega o cérebro e diminui a produtividade. Realizar tarefas simultâneas é possível, mas é contraproducente, apontou o estudo. 

O especialista em coaching Marcelo Cardoso explica que o profissional que faz mais coisas ao mesmo tempo não garante, necessariamente, resultados mais eficientes para as empresas. "Quando focamos em uma coisa de cada vez aumentamos a possibilidade de termos resultados excelentes, evitando o retrabalho", frisa o consultor, de São Paulo. 

A maior dificuldade que uma pessoa com muitas tarefas lida é com a falta de foco. Isso provoca problemas como esquecer algum detalhe ou até uma tarefa inteira. "Em alguns casos a desorganização impera nestas pessoas, mas mesmo que consigam se organizar, o cérebro delas sofre com estresse e cansaço. Com tudo isso a produtividade é afetada diretamente, pois uma pessoa com estresse tem queda significativa de produção", ressalta Cardoso. 

Muitos profissionais e também as corporações têm dificuldade em constatar quando o desempenho dos multitarefas acaba prejudicando os negócios da empresa. "A dificuldade acontece porque nós, seres humanos, somos imediatistas e queremos resultados rápidos. Acreditamos que ser multitarefa traz tal resultado", relata o especialista. 

Quatro crises de estresse em uma única noite, com direito a perda da fala e paralisia do corpo. Foi o sinal definitivo que faltava para que a empresária Liana Cristina Madureira, de 36 anos, perceber que era hora de reorganizar a vida profissional. Durante dez anos ela acumulou a coordenação das áreas de cursos, turismo e educação do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Londrina com a administração de quatro academias da família. "Vivia em uma correria absurda. Os assuntos da academia resolvia na hora do almoço e depois das 22 horas. Eu não conhecia os nossos clientes e me sentia uma estranha quando estava nas academias. Chegou um momento que comecei a me sentir limitada nos trabalhos", conta. 

A decisão por deixar uma das atividades não foi fácil, mas Liana ressalta que se preparou para o momento. E a possibilidade de conviver mais com os dois filhos pesou na hora de definir. "Hoje ainda trabalho muito, mas consigo conciliar meus horários na academia para fazer outras coisas também. Tenho mais disponibilidade para organizar o trabalho e atender melhor e pessoalmente os clientes", relata. Atualmente, além das academias, Liana abriu uma loja de uniformes e materiais de taekwondo. "Estou feliz com a escolha que fiz. Consigo pensar em projetos para ampliar a oferta dos nossos serviços e também ter uma vida social", comemora.

Fonte: Folha de Londrina, 22 de setembro de 2014.